Esclerose sistêmica

Fenômeno de Raynaud: tudo o que você precisa saber

Publicado hace 7 meses por Un ensayo para mí

Ele afeta 5% da população mundial e pode ser tanto uma síndrome benigna quanto um sinal precoce de uma doença grave. Descubra como o fenômeno de Raynaud está ligado à esclerodermia.

Muitas pessoas apresentam uma mudança na cor dos dedos das mãos ou dos pés quando está frio, quando estão muito estressadas ou ansiosas. Esse fenômeno, causado por um problema na circulação sanguínea, geralmente não tem consequências graves por si só. Em vez disso, ele funciona como um sintoma de uma doença subjacente.

Identificada como um tipo de gangrena em 1862 por Maurice Raynaud, atualmente estima-se que cerca de 5% da população mundial sofra dessa síndrome. Mais de 95% dos pacientes que sofrem de esclerodermia sistêmica, por exemplo, manifestam esse conjunto de sintomas, nos quais os dedos mudam temporariamente de cor entre branco, azul e vermelho.

Mas muitas outras doenças também podem manifestar o fenômeno de Raynaud, desde lúpus e artrite reumatoide até diabetes e hipotireoidismo. Há até mesmo pessoas que só apresentam esse sintoma quando trabalham com máquinas vibratórias ou tomam determinados medicamentos (betabloqueadores, ergotamina) e não correm risco.

Sintomas da doença de Raynaud

  • Cor azul, vermelha ou branca nas extremidades dos dedos das mãos e dos pés. A mudança de cor pode se estender ao nariz, às orelhas e até aos mamilos.
  • Dor nas mãos e nos pés
  • Dormência nos dedos das mãos e dos pés.
  • Sensação de formigamento nos dedos.

Os sintomas podem durar de alguns minutos a algumas horas. Eles podem ocorrer em crianças ou adultos.

Em geral, as pontas dos dedos primeiro ficam brancas e frias. Em seguida, elas podem ficar azuis e dormentes. Quando o sangue volta a circular, elas ficam vermelhas e você pode sentir formigamento nos dedos ou palpitações. Todo esse fenômeno pode levar até 15 minutos.

Um médico deve ser consultado se esses sintomas durarem muito tempo ou se piorarem, levando a ulceração ou infecção, ou se ocorrerem juntamente com dor nas articulações, coceira na pele ou fraqueza muscular. Sempre verifique se os sintomas não são resultado de dormir em determinadas posições ou de frieiras.

Na maioria dos casos, o fenômeno de Raynaud ocorre na forma de “ataques” temporários. Entretanto, há casos em que os sintomas de descoloração persistem ao longo do tempo e estão associados à isquemia permanente (falta de suprimento de sangue) dos dedos.

Talvez você se interesse por: Esclerose sistêmica: 10 dicas para controlar os sintomas

Quais são as causas do Fenômeno de Raynaud?

A causa imediata da mudança de cor é uma súbita falta de suprimento de sangue para um membro devido a um estreitamento das arteríolas que irrigam a pele dos dedos. Mas as causas desse vasoespasmo e da isquemia (falta de suprimento de sangue) resultante nos dedos podem ser múltiplas.

Esse vasoespasmo pode ser resultado de uma alteração anatômica da conexão entre uma artéria e uma veia; uma mudança repentina na pressão arterial; uma falha na inervação nervosa que regula a temperatura corporal ou uma disfunção no controle vasomotor; a ação ou inibição de moléculas ligadas à vasoconstrição; ou um processo autoimune, no qual as células de defesa do próprio corpo atacam as células que revestem o interior dos pequenos vasos sanguíneos (endotélio). Nesses casos autoimunes, ocorre inflamação e dano progressivo às paredes das artérias, impedindo o fluxo normal de sangue para a pele das extremidades.

Em 30% a 50% dos casos, os pacientes com Raynaud têm parentes com os mesmos sintomas, sugerindo que há uma suscetibilidade genética à doença de Raynaud. Na maioria dos casos, o vasoespasmo dos dedos é reversível. Mas, em alguns, ele é complicado por infecção ou ulceração, impede o fornecimento de nutrientes do sangue e força a amputação de um dedo.

Qual é o prognóstico para os pacientes?

O curso da síndrome de Raynaud depende da idade de início e das doenças subjacentes. Em adultos mais velhos, o fenômeno pode indicar problemas vasculares que podem aumentar o risco de morte por causas cardiovasculares (infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca). Em adultos jovens, pode indicar uma doença reumatológica autoimune, como lúpus, artrite reumatoide ou esclerodermia.

Mas o fato de um paciente começar a apresentar a síndrome de Rayunaud não significa necessariamente que ele progredirá para uma doença do tecido conjuntivo, como a esclerodermia. É verdade que o fenômeno de Raynaud é a forma mais comum de apresentação da esclerodermia ou esclerose sistêmica, mas não é sinônimo disso. Pode ser diabetes, doença da tireoide ou um distúrbio da regulação da temperatura corporal.

Fatores para o diagnóstico precoce

Além de alguns estudos dos capilares das unhas e dos anticorpos sanguíneos, os reumatologistas geralmente fazem um exame clínico completo. Eles observam se os sintomas são simétricos, se estão associados ao frio ou ao estresse, se os dedos estão inchados, a idade de início das alterações de cor, se é um sintoma único e transitório (Raynaud primária, que ocorre entre 15 e 30 anos) ou se aparece no contexto de outras doenças (Raynaud secundária). Além disso, os médicos verificariam se há alterações na pele – como espessamento, manchas e ulcerações – e dor nas articulações.

Raynaud e esclerodermia

Nos casos de esclerodermia ou esclerose difusa, o fenômeno de Raynaud geralmente aparece por volta dos 40 anos de idade e pode ser o primeiro sinal de que a doença pode se espalhar não apenas para a pele, mas também para outros órgãos do sistema gastrointestinal, rins, coração ou pulmões. É por isso que a doença de Raynaud deve ser investigada, diagnosticada e tratada precocemente, especialmente em mulheres, que são as principais vítimas da esclerose sistêmica.

Pode levar semanas, meses ou anos entre o início do fenômeno de Raynaud e o diagnóstico de esclerodermia. Em geral, além da mudança de cor nos dedos, o paciente precisa apresentar autoanticorpos específicos no sangue (anti-centrômero, anti-Scl70, anti-RNAP III, anti-Th/To etc.), padrões característicos nos capilares das unhas e dedos inchados para que o fenômeno de Raynaud seja considerado uma possível manifestação precoce de esclerose cutânea limitada ou sistêmica.

Para controlar o fenômeno de Raynaud, é aconselhável evitar o frio, usar luvas, gorros e botas, não fumar e fazer exercícios. Quando essas medidas são insuficientes, o tratamento para a síndrome de Raynaud é feito com bloqueadores dos canais de cálcio, medicamentos geralmente recomendados para hipertensão e angina coronariana. Em um segundo momento, quando ocorrem úlceras nos dedos, podem ser usados vasodilatadores.

Outros tratamentos estão sendo testados para tratar o fenômeno de Raynaud, microdanos aos vasos sanguíneos em diferentes órgãos e problemas pulmonares associados à esclerodermia sem causar grandes efeitos adversos.

Referências bibliográficas: