O que é Lúpus eritematoso sistêmico e quais os sintomas

Publicado hace 2 meses por Un ensayo para mí

Descubra tudo sobre o Lúpus eritematoso sistêmico: sintomas, tratamentos e como lidar com essa condição autoimune que afeta milhões em todo o mundo.

“Não é lúpus”, repetia o famoso personagem de TV Dr. House a um paciente intrigado com seus sintomas. O Lúpus eritematoso sistêmico pode ter muitas facetas diferentes e pode confundir muitos médicos antes que um diagnóstico possa ser feito com certeza.

Mas quando você vê a erupção cutânea avermelhada em forma de borboleta no rosto; quando percebe dor nas articulações e inchaço nas pernas; quando os dedos das mãos e dos pés mudam de cor com o frio e os anticorpos ANA são identificados no sangue, até mesmo o Dr. House reconheceria que se trata de lúpus, provavelmente o tipo mais comum e grave: o tipo que afeta vários órgãos do corpo e, portanto, é conhecido como “lúpus sistêmico”.

O que é Lúpus eritematoso sistêmico?

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune na qual as defesas do próprio corpo – os linfócitos que são ativados por um agente infeccioso – dão errado e geram anticorpos contra as células do próprio corpo. Esse autoataque gera um processo inflamatório em vários órgãos, que pode levar à dificuldade de filtrar substâncias nocivas nos rins ou na respiração, e pode até mesmo desencadear sintomas neurológicos, como delírio ou problemas de memória.

Na América Latina, não há dados precisos sobre o lúpus, mas a prevalência é estimada entre 35 e 92 pacientes por 100.000 habitantes. No Brasil, a prevalência do lúpus eritematoso sistêmico é de 65.000 pessoas, sendo a maioria mulheres.

Enquanto os sintomas mais comuns são dores nas articulações, manchas na pele e queda de cabelo. A pressão alta e os problemas de tireoide também ocorrem em mais de 10% dos pacientes, de acordo com especialistas da UNAM (Universidade Nacional Autônoma do México).

Estima-se que 10 a 15% dos pacientes com lúpus em todo o mundo morrerão prematuramente. A mortalidade na América Latina é alta em relação a outras regiões do mundo, talvez devido à influência dos genes ameríndios e ao baixo nível socioeconômico, de acordo com especialistas.

Sintomas: diferenças do LES entre homens e mulheres

Os pacientes com LES geralmente apresentam enorme fadiga, depressão e ansiedade. Os problemas de pele aparecem cedo, entre os 20 e 40 anos de idade. As mulheres têm 9 vezes mais probabilidade de sofrer de lúpus eritematoso sistêmico do que os homens.

Até agora, acreditava-se que isso estava relacionado aos hormônios femininos (principalmente o estrogênio), mas um novo estudo revelou recentemente que o material genético no cromossomo X, o mesmo cromossomo ligado à determinação do sexo feminino, também está envolvido.

Os homens têm um cromossomo sexual X e um Y no núcleo de todas as suas células. As mulheres, por outro lado, têm dois cromossomos X em suas células. Um deles deve ser inativado no nascimento, mas às vezes isso não acontece totalmente e alguns genes permanecem ativos, o que pode levar a distúrbios autoimunes.

De acordo com o novo estudo publicado na revista Cell, a camada de proteína de partes do cromossomo X que escaparam da inativação normal atrai anticorpos como se fosse um agente infeccioso invasor. Essa reação defensiva pode ser uma das causas do lúpus e de outras doenças autoimunes em mulheres.

A alta exposição ao sol, que desencadeia reações de defesa na pele, e o fumo são dois outros fatores causais do lúpus. O tabagismo também aumenta em três vezes o risco de ataques cardíacos em pessoas com lúpus.
Seja qual for a causa dessa doença autoimune, o paciente produz anticorpos que são muito característicos do lúpus: anticorpos antinucleares (ANA), anti-DNA e anti-SM. Quando detectados no sangue, eles confirmam o diagnóstico clínico de lúpus.

As mulheres com LES tendem a apresentar mais problemas de pele e artrite do que os homens. Nos homens, o lúpus eritematoso sistêmico geralmente é mais grave e pode levar a ataques cardíacos e nefrite lúpica, uma complicação renal grave que requer diálise e pode causar a morte.
Ambos podem apresentar serosite, uma inflamação do tecido que envolve um órgão, seja a inflamação da pleura no pulmão, do pericárdio no coração ou do peritônio no intestino.

Tratamentos cada vez mais avançados para Lúpus eritematoso sistêmico

O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença crônica que afeta mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo e não pode ser curada, mas pode ser tratada para evitar crises ou recaídas periódicas. O tratamento depende da gravidade e da área do corpo em que os sintomas ocorrem.

Os medicamentos anti-inflamatórios comuns geralmente são usados para evitar a dor nas articulações. Entretanto, quando esses medicamentos não são suficientes, os corticosteroides, como a prednisona, são indicados, seja na forma de cremes para a pele, por via oral ou por injeção.

O medicamento antimalárico hidroxicloroquina também pode ser usado. Para casos moderados a graves de lúpus, existem medicamentos imunossupressores, como a ciclofosfamida, e anticorpos monoclonais, como o belimumabe.

Cada vez mais, pequenas moléculas que modulam, em vez de suprimir, a atividade defensiva dos linfócitos, impedindo-os de desencadear reações inflamatórias, estão sendo usadas no tratamento do lúpus. Entre elas, o deucavacitinibe, um medicamento já aprovado para psoríase, está sendo estudado atualmente e pode funcionar também para diferentes tipos de lúpus.

Acesse o formulário

Referências bibliográficas

Boletín UNAM-DGCS-396. Impulsa UNAM primer Registro Mexicano de Lupus. Mayo, 2021. https://www.dgcs.unam.mx/boletin/bdboletin/2021_396.html

Dou, D. R., Zhao, Y., Belk, J. A., Zhao, Y., Casey, K. M., Chen, D. C., Li, R., Yu, B., Srinivasan, S., Abe, B. T., Kraft, K., Hellström, C., Sjöberg, R., Chang, S., Feng, A., Goldman, D. W., Shah, A. A., Petri, M., Chung, L. S., & Fiorentino, D. F. (2024). Xist ribonucleoproteins promote female sex-biased autoimmunity. Cell, 187(3), 733-749.e16, 10.1016/j.cell.2023.12.037, https://www.cell.com/cell/fulltext/S0092-8674(24)00002-3

Durcan, L., O’Dwyer, T., & Petri, M. (2019). Management strategies and future directions for systemic lupus erythematosus in adults. Lancet (London, England)393(10188), 2332–2343. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(19)30237-5

Mihailovic, J., Ribi, C., Chizzolini, C. et al. Worse cardiovascular and renal outcome in male SLE patients. Sci Rep 13, 18628 (2023). https://doi.org/10.1038/s41598-023-45171-7Ugarte-Gil, Manuel & Alarcon, Graciela. (2023). Systemic Lupus Erythematosus in Latin America: Outcomes and Therapeutic Challenges. Clinical Immunology Communications. 4. 10.1016/j.clicom.2023.10.002.